
A busca de informações na internet não é nenhuma novidade para quem está no dia-a-dia à frente de uma tela, basta uma simples busca para obter dados sobre o tempo, sobre um caminho a seguir, sobre aquela receita de bolo, mas e o que não buscamos? Ou melhor, sobre o que os usuários não estão dispostos a buscar?
Em sua série denominada “Dados Contemporâneos: um olhar para além da acrílica”, Denis Zubieta apresenta obras inseridas em um hibridismo de linguagens, utilizando da mistura de suportes, cujos elementos justapostos e mesclados se fundem com o objetivo de inserir a arte no lugar da mediação social, como um espaço de provocação para reflexões sobre temas variados inseridos em nossa sociedade.
Obras da Série
O Processo criativo
O processo de investigação se deu ainda em período pandêmico (2020-2023) onde participei de um grupo de pesquisa da UFMS chamado Entre Nós. O objetivo do grupo era aprofundar os estudos sobre decolonialidade, tecnologia e sociedade. Desenvolvemos estudos a respeito decolonialidade e fizemos levantamentos de dados sobre nossa sociedade. Na mesma época realizei trabalhos de pesquisa na área das artes visuais e tecnologias contemporâneas, lê-se tecnologias contemporâneas dispositivos como arduínos e os mais variados sensores de baixo custo relacionados à cultura maker, com esta tecnologia é possível programar via código e produzir circuitos interativos. O desafio se deu de forma experimental na abordagem da tela em tecido como suporte físico onde iria receber as tintas acrílicas e os dispositivos eletrônicos. Em um primeiro momento havia tentado com fotografia, mas não cheguei ao resultado esperado, então resolvi pesquisar a pintura em acrílica utilizando a ferramenta espátula para dar a coesão necessária ao que estava buscando, uma maior liberdade me trouxe, mas também certos questionamentos de quais temas de nossa socidade deveria abordar.
Foi então que tivemos uma crise de informação de dados da COVID-19, um apagão nos dados fez com que a mídia e os grandes centros de saúde tiveram que assumir o papel do governo na época e exibir para a sociedade os dados diários de mortos e decorrência de tal doença. Com base nessa problemática resolvi criar uma tela que tivesse como temática os mortos pela COVID-19 e que trouxesse os dados em tempo real para dentro da obra.
Possuo experiência em programação, o que facilitou a busca de uma base de dados que pudesse ser utilizada para a extração e consistência nos dados e que me permitisse atualizar 2 vezes ao dia os dados provenientes dos mortos pela Covid-19. A pintura foi feita em tela com movimentos retílíneos, de cima para baixo, utilizando a tinta acrílica azul em sua predominância, cor que remete à falta de ar e em seguida a morte. Muito presente também, aliás, em todas as telas subsequentes, o vermelho surgiu como indicativo de morte. Finalizando o processo desta obra, embarquei o display e um circuito eletrônico para conexão com a Internet, o que me obrigou a ter uma estrutura de wifi disponível para que a obra pudesse se conectar.
A partir desta experiência tive a clareza do que poderia seguir e das soluções nos desafios que viriam. Defini juntamente com minha curadora Márcia Albuquerque as temáticas que poderiam ser abordadas, levando em consideração o momento atual de nossa sociedade. Então foram abordados temas como desmatamento na obra amazônia; desequilíbrio ambiental na obra Açu; extermínio do povo indígena com a obra Terra que sagra; entre outras 9 obras. Cada obra teve o seu desafio com as barreiras tecnológicas de funcionamento de sensores, motores, atuadores e as próprias interações esperadas, juntamente com a escolha cuidadosa das cores, dos movimentos, além da busca por dados sobre os temas aos quais queria abordar.
A série Dados Contemporâneos: um olhar para além da acrílica, atingiu sua maturidade na exposição que ocorreu no museu em Itajaí nos meses entre novembro/2024 e janeiro/2025, onde todas as obras puderam ser fruídas com saldo de visitação de 2.500 pessoas neste período. O contato foi positivo e promissor para temáticas futuras.
Processo criativo em fotos
Ficha técnica
Artista
Curadoria e produção
Design Gráfico e digital
Acessibilidade libras
Acessibilidade braile
Áudio-descrição
Denis Zubieta
Márcia Albuquerque
Gustavo Stutz
Alcirema Ferreira
Eliane Luchini
Márcia Albuquerque

